domingo, 22 de novembro de 2015

8º Festival da Sardinha


O 8º Festival da Sardinha é um evento da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel. Seu início data do ano 2007 e desde então é realizado na praia da Caponga, conhecida por sua tradição pesqueira, um dos maiores portos pesqueiros artesanais do litoral Cearense. O cenário da orla marítima da Caponga é valorizado pelas velas de pano das jangadas. A sardinha é um dos pescados mais encontrados na costa marítima de Cascavel, fator motivacional para criação de um festival que objetivasse difundir o consumo da sardinha pelos cearenses por se tratar de um pescado barato e de alto valor nutritivo, aumentar o fluxo de turistas nos períodos de baixa estação e capacitar a mão de obra local. O festival tem seus pilares sustentados em atrações artísticos culturais e na valorização da cadeia produtiva envolvida em todo o processo - pesca, beneficiamento e serviço e possui um forte incentivo as artes visuais.

Em sua 8° edição, o festival manterá o foco no empreendedorismo, com a arena Cascavel Empreendedor, espaço destinado a comercialização e divulgação de produtos artesanais e agrícolas de Cascavel, assim como serviço de informações para o pequeno empreendedor. Além do Cascavel Empreendedor, o festival trará uma grande arena gastronômica, uma praça de alimentação com barracas que apresentarão aos nossos visitantes diversas opções deliciosas de pratos à base de sardinha.

Para abrilhantar o evento, o festival traz uma programação cultural e artística com grandes nomes da música regional e nacional como Chambinho do Acordeon, Waldonys, Carlinhos Nação, The Mob, banda Reite e como atrações locais o grupo de swingueira Arregassamba e Claudio & Bethania. No intervalo das apresentações das bandas acontecerão a etapa final do concurso de desenho e o concurso gastronômico.

O festival tem início para o público oficialmente no dia 4 de dezembro, entretanto os preparativos acontecem bem antes:

- Concurso de Desenho: No mês de novembro foi realizado a primeira etapa do concurso de desenho com os alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Estes alunos participaram de uma oficina de criação de desenhos. Os desenhos selecionados no concurso são reproduzidos fielmente nas velas que colorem a regata do pescadores de Sardinha. Em 2015 o tema abordado para criação dos desenhos foi “Caponga e Águas Belas – Um só destino” incentivando as crianças a refletirem sobre o papel da atividade turística para a região e sobre a importância de bem receber os turistas que nos visitam diariamente.

- Cursos de gastronomia a base de sardinha: são realizados com os expositores. A participação no curso é um pré requisito para participar do Festival. O chefe ensina durante os dias do curso novas receitas e técnicas de preparação do pescado que serão comercializadas durante o festival na arena gastronômica.

- Seminário de sensibilização sobre o meio ambiente e ações sobre cooperativismo: realizado com os pescadores de sardinha. O objetivo é orientar sobre o período do defeso e fortalecer a pesca da sardinha, organizar a produção e comercialização do pescado.

- Campanha Natal Solidário: na oitava edição do festival, assim como nos anos anteriores, a ASSETUC recomenda ao público a doação de um quilo de alimento não perecível que deverá ser entregue na entrada do evento. Todo alimento arrecadado será entregue as famílias das comunidades carentes do distrito da Caponga.

Serviço: 8° Festival da Sardinha

De 04 a 06 de dezembro de 2015.

Praia da Caponga – Cascavel

Programação artística:

04/12: Claudio e Bethânia, Waldonys e Banda Kbra da Peste

05/12: Banda Reite, Carlinhos Nação e Chambinho do Acordeon

06/12: The Mob e Arregassamba

Informações: www.facebook,com/festivaldasardinhaa

Nenhum comentário: