terça-feira, 2 de junho de 2015

Boutique de Doces Franceses

Priscilla e Renata Valentim conduzem essa Boutique de Doces 

----Entrevista com Priscilla da Antoinette 



Participaram também do Primeiro Food Park Infantil idealizado pelo nosso blog .



✔️Nos conte um pouco da História como tudo começou ? 

🍴Resposta : A história é um pouco longa, mas bem interessante. A Antoinette não "surgiu", na verdade ela sempre esteve por aqui. 
A vida meio que me preparou pra esse momento, só agora começo a entender.  No vestibular, sempre gostei da área da Ciência, de laboratório, bancada. Fiz toda a faculdade de Ciências biológicas na UFC, sempre pensando em prosseguir nesse ramo. 
O casamento  sempre é um divisor de águas na vida de uma mulher, e comigo nao foi diferente. Com o novo estilo de vida, descobri uma paixão: a cozinha. Não sei se por influência do curso (pois na Biologia é necessário muita habilidade manual), ou se herdei a mão boa de minha avó e bisavó paterna, mas conseguia fazer as receitas de livros e sites sem dificuldade. Minha paixão só aumentava. Comecei a "criar" alguns pratos. Minha macarronada é motivo de briga aqui em casa.

✔️Após o Nascimento da sua filha , algo mudou ?

🍴Resposta: Quando nasceu a Giovana, um novo mundo surgiu... As festinhas de aniversario (cada vez mais faraônicas, diga-se de passagem), me empurraram para o mundo dos doces. Todos os aniversários das minhas filhas são "obras" minhas. E em casa festa, sempre o mesmo comentário "você devia trabalhar com isso!". Apesar de ser fascinada por isso, Eu visualizava a festa em si, e não me imaginava na correria louca dos cerimonialistas, na montagem e decoração de lugares, nos inúmeros detalhes necessários para o bom andamento do evento, e sempre lembrava "não, meu negocio é outro!". 

✔️Após a Formatura , mudou o foco ?

🍴Resposta : Emprego para recém formado é algo raro... Resolve me dedicar a concursos. Nesse tempo de estudos loucos, acabei grávida novamente. Com o nascimento da Laura, me afastei de todo e qualquer planejamento de carreira pra me de dedicar a  família. 

✔️Como começou o interesse pela cultura francesa ? 

🍴Resposta: Após o nascimento da minha segunda filha, pude ler bastante, e foi aí que me interessei pela cultura francesa. Me fascina os filmes e livros sobre a Belle Époque... Tenho certeza de que nunca mais no mundo tantas mentes brilhantes estarão reunidas numa mesma época e na mesma cidade, como os gênios que habitavam e conviviam na boemia parisiense. além disso, conhecer a Capital da Luz sempre foi, e ainda é, meu sonho de viagem! O tempo continuou passando, e todo ano tem aniversario, né? E eu continuei fazendo as mesas de doces delas e amando cada vez mais. 

✔️ Quando retomou a Carreira Profiissonal ? 

🍴Resposta : Em 2014, decidi retomar o projeto: Carreira Profissional. Já estava meio abatida, desistindo, quando fui selecionada pelo laboratório Emilio Ribas. Lá conheci realmente vi como funciona um laboratório! O trabalho é intenso, a rotina precisa ser seguida a risca! Cada exame por vez, cada passo dado é anotado, etiquetado, registrado, duplicado. Tudo tem seu lugar e um jeito correto de ser feito. É uma metodologia que até hoje trago pra minha vida. Lá também encontrei um ambiente de trabalho maravilhoso, colegas de trabalho que viraram amigos, gente muito especial! De vez em quando, levava alguns "quitutes" pra hora do café, e sempre ouvia "abre uma doceria! Você tem talento". 

✔️E o Projeto dos Doces quando retomou? 

🍴Resposta : Em meados de Setembro, resolvi encarar o fato: eu realmente queria abrir uma doceria. Não importava o fato da cidade ter milhares delas, tampouco minha limitação técnica na área, eu finalmente enxerguei. Todo esse "treinamento" em laboratórios e aniversários serviu para me preparar para o agora. Porque a cozinha é um laboratório. Tudo tem seu lugar, a rotina tem que ser seguida rigorosamente em cada receita, é química pura. Decidida, passei dias e noites e claro, como boa cientifica, pesquisando. De dia, conhecendo concorrentes, estudando mercado, procurando possíveis fornecedores, cursos profissionalizantes.
A noite, na internet: onde estão as melhores patisseries do mundo, o que servem, como servem, etc... Num dia qualquer, não lembro exatamente  como, mas tive um click: ANTOINETTE. A Rainha, a ultima e polemica rainha da França era viciada em doces! Não conseguia pensar em um nome melhor! E com ele, toda a culinária parisiense.

✔️ Quais os doces franceses que iniciou as vendas ?

🍴Resposta : Passei a fazer madeleines, ecláirs, tuilles, inúmeros gateaus, inclusive o Saint Honoré. Comecei a divulgar nas redes sociais, e as encomendas começaram a surgir, surgir... 

Ecláirs recheado com Brigadeiro Gourmet Belga

✔️ Qual o Slogan utilizado ?

🍴Resposta : Utilizei o slogan: Boutique de doces, combina perfeitamente com a sobriedade do nome. Algo diferente do rosinha tão comum às outras patisseries. Temos grande variedade em produtos, incluindo a brigaderia e todos os chocolates e leites condensados, tão amada por todos, mas também queremos mostrar as delicias francesas, em versões abrasileiradas. 

✔️ O Que são Madeleines , Tuilles de amêndoas, Ecláirs, Tarte Tatin, Gateau Saint Honoré ? 

🍴Resposta:  
🍘Madeleines são mini bolos de massa super leve, não tão doce, deliciosas. 
🍘Os tuilles de amêndoas são biscoitos fofíssimos, em formato de pétalas. 
🍘Os ecláirs são as bombas de chocolate, em varios sabores. 
🍘As Tarte Tatin são tortas de maçãs caramelizadas. 
🍘O Gateau Saint Honoré é um bolo feito com três tipos diferentes de massas: sableé, sucreé e choux divino, e tantos outros clássicos... 


Antoinette - Boutique de Doces Franceses 
Contato para encomendas : 85 98722 1761
Instagram : @antoinetteboutiquedoces 

Nenhum comentário: