domingo, 17 de outubro de 2010

Sal e Açúcar


A dica desse pitoresco bristô português foi dada pelo meu colega de docência o Profº Luiz Alberto, que assim como o Gourmet Fortaleza, gosta de descobrir novos e inusitados sabores gastronômicos.

O local é bem simples, inclusive funciona em um pequeno espaço localizado dentro de um lava jato... isso mesmo, não fique surpreso, um lava jato! O chef Gustavo Pinto, que veio acompanhando sua esposa em uma temporada de estudos, resolveu estabelecer-se definitivamente pelas terras alencarinas e o resultado disso tudo pode ser traduzido no próprio nome do estabelecimento SAL & AÇUCAR, onde busca unir sabores inigualáveis da cozinha tradicional portuguesa. O local conta com apenas 3 funcionários: O próprio Gustavo, seu sócio Pedro Pinto, que embora tenha o mesmo sobrenome não é seu irmão, e por último uma funcionária responsável pela limpeza do local. Eu diria que foi uma experiência valiosa, afinal de contas o local simplíssimo o que ajuda bastante na expectativa dos pratos que você vai saborear. 


Sequência

Começamos com uma deliciosa empada de atum. Feita em uma massa extremamente fina, integrando-se totalmente ao sabor do peixe, por vezes duvidamos se estávamos de fato saboreando empada de peixe...
Empada de atum

O outro acompanhamento foi o tradicional bolinho de bacalhau, que também se mostrava plenamente saboroso, despertando em nós sabores das terras alentejanas.
Bolinho de bacalhau
Como prato principal, pedimos bacalhau no azeite, acompanhado de batatas aos murros, que eu diria ser simples, mas com um sabor que você fica tentando por vezes desvendar em sua mente...
Bacalhau com batata aos murros


E para finalizar, pedimos como sobremesa o sensacional pastel de nata, e para traduzir o gosto dele, vou falar como um cearense: pense numa coisa boa!!!
Pastel de nata

Outras opções:
  • Paella de frutos do mar
  • Leitão à moda da Bairrada
  • Arroz de pato
  • Carne de porco alentejana

Sal e Açúcar - Bristô com sabor de Portugal
Preço: $$$
Informações e reservas:
Rua Barbosa de Freitas, 707
Tel - 88287550





Um comentário:

Paulo Figueiredo disse...

Gostei muito da dica, vou lá conferir. Quem em 2011 vc continue dando ótimas dicas de gourmet