terça-feira, 29 de junho de 2010

Restaurante Don Pepe

 2 vezes seguidas...sexta e sábado, esse foi o número de vezes que fomos em apenas uma semana ao restaurante Don Pepe, que é comandado por Juan Barbazan, filho do espanhol José Barbazan Capelo, conhecido com "Pepe".  O restaurante abriu as portas em março de 2007 e desde então é referência quando se fala em comida tipicamente espanhola em Fortaleza. Vale lembrar que tenho intolerância a mariscos...pode acreditar, valeu o risco!!!


 Paella Marinera

Provamos a Paella Marinera. O prato conta com polvo, lula, lagosta, camarão, sururu, mexilhões, almejas, arroz cozidos com açafrão, azeitona, ervilha, ovos de codorna, pimentão vermelho, limão (p/ decorar) e molho do cozimento dos mariscos com açafrão.

História
A Paella surgiu na Espanha, no séculos XV, na região de Valência, situada na costa leste. Os camponeses saiam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. Usavam para cozinhar uma panela redonda, raza, com 2 alças, a qual chamavam de "Paella". O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuidos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como "paellera", principalmente para diferenciar o utensílio do prato. Além do arroz eram adicionados ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente lebre e coelho, vagem e ervilhas. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão - especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado. 



Restaurante Don Pepe 
Rua Ildefonso Albano, 587
Telefone: (85) 3219. 8873.


3 comentários:

Anônimo disse...

Quanto custou a Paella?

Anônimo disse...

Já fui e gostei, indico também o restaurante ao lado o La Paella.

@Bravabebidas.

Alexandre Jr. disse...

Fui sabado (16/10/2010) experimentar a paella professor Edson, gostei muito. O local eh muito aconchegante e discreto.

Valeu pela dica.

Abracos.

Alexandre Jr. Donatti.